segunda-feira, 31 de maio de 2010

APRESENTAÇÃO, OBJETIVOS E SÍNTESE DO BLOG




O presente blog tem o intuito de apresentar, de forma interessante e dinâmica, a relação intrínseca da Engenharia de Produção com a sustentabilidade social e mostrar como a percepção da importância dessa responsabilidade com a sociedade tem crescido nos últimos anos. Por conta da complexidade e abrangência dos assuntos relacionados ao tema e a dificuldade em tratá-los, há um impedimento do que diz respeito ao avanço necessário para a concretização do assunto na sociedade. Dessa forma, o blog possui o escopo de colaborar e informar o papel da engenharia de produção na responsabilidade social, principalmente das empresas, demonstrando que uma "engenhria competitiva e sustentável está diretamente relacionada à sustentabilidade social" (Mauricio Neves, formado em engenharia mecânica pela UFBA).
A escolha do tema para o blog visa possibilitar uma visão diferenciada em relação à possibilidade de incluir questões ligadas à engenharia, nas suas múltiplas vertentes temáticas, no contexto social. Assim, os engenheiros de produção devem promover projetos ligados à melhoria das condições econômicas da sociedade e dos aspéctos sociais e ambientais.
Segundo a Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO): "Compete à Engenharia de Produção o projeto, a implantação, a operação, a melhoria e a manutenção de sistemas produtivos integrados de bens e serviços, envolvendo homens, materiais, tecnologias, informação e energia. Compete ainda especificar, prever e avaliar resultados obtidos destes sistemas para a sociedade e meio ambiente, recorrendo a conhecimentos especializados da matemática, física, ciências humanas e sociais, conjuntamente com os princípios e métodos de análise e projeto de engenharia".
É necessária uma condução dos negócios tornando as empresas parceiras e co-responsáveis pelo desenvolvimento social. A empresa socialmente responsável é aquela que possui a capacidade de dar importância a interesses de diferentes partes (funcionários, fornecedores, consumidores, governo, meio ambiente etc.) e consegue incorporá-los ao planejamento das suas atividades. Assim, verifica-se a necessidade de apoiar as organizações nacionais no objetivo de integrarem e melhorarem seus sistemas produtivos. Diante disso, chegariam à uma incorporação de um maior nível de produtividade, flexibilidade e qualidade do seu funcionamento e, concomitantemente, colaborando com ações sociais.


Por Guilherme Ramos Acedo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário